Opções de tratamento
O glaucoma não tem cura, porém há uma série de tratamentos que conseguem estabilizar a doença. As opções de tratamento para glaucoma incluem medicações, laser e cirurgia antiglaucomatosa. Conheça, melhor, cada uma das alternativas abaixo.
Medicamentos / aplicação de colírios
Existem vários tipos de colírios utilizados no tratamento para glaucoma, causando redução da pressão intraocular por meio da redução da produção do humor aquoso (líquido que circula dentro do olho) ou aumento da drenagem deste líquido. É muito comum a combinação de vários remédios com a intenção de reduzir a pressão intraocular. É de fundamental importância destacar que o uso de colírios para o glaucoma deve ser prescrito e monitorado por um oftalmologista.
Nos casos em que a pressão não consegue ser controlada com medicação, pode ser necessário tratamento com laser e cirurgia.
Terapia a laser
A terapia a laser pode ser uma opção de tratamento para glaucoma. Um dos tipos de terapia a laser existentes consiste na utilização de um feixe de luz para realizar pequenos furos na área da câmara anterior do olho, onde o fluido é drenado, aumentando, portanto, sua drenagem e reduzindo a pressão intraocular.
Cirurgia
A cirurgia do glaucoma é uma opção de tratamento para glaucoma. O tipo mais comum de intervenção cirúrgica existente é chamado de trabeculectomia, que consiste em criar um orifício na íris e na esclera (parte branca do olho) para permitir que o fluido intraocular drene para fora do olho, reduzindo a pressão.
Vale reforçar que a cirurgia não cura a doença, mas ajuda a controlar a pressão intraocular.
Qual profissional procurar nesse caso?
Em quaisquer casos de problemas com a pressão intraocular, o médico oftalmologista deve ser consultado para que o paciente seja investigado, diagnosticado e tratado corretamente.
Se você tem glaucoma e precisa de uma avaliação em neuro-oftalmologia, agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Roberto Battistella.