Causas da degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
As causas específicas da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) ainda não são completamente compreendidas. É mais provável que você desenvolva DMRI se:
- comer uma dieta rica em gordura saturada (encontrada em alimentos como carne, manteiga e queijo)
- estiver acima do peso
- fumar cigarros
- têm mais de 50 anos
- tem hipertensão (pressão alta)
- tem histórico familiar de DMRI
Ter doenças cardíacas é outro fator de risco para DMRI, assim como níveis elevados de colesterol. Os caucasianos (pessoas brancas) também apresentam um risco elevado de contrair DMRI.
Quais são os tipos de DMRI?
A degeneração macular relacionada à idade pode ocorrer de duas formas: seca e úmida.
DMRI Seca (Não Exsudativa)
A degeneração macular relacionada à idade seca é bastante comum. Cerca de 80% (8 em cada 10) das pessoas que têm DMRI apresentam a forma seca. A DMRI seca ocorre quando partes da mácula ficam mais finas com a idade e pequenos aglomerados de proteína chamados drusas crescem. Pessoas com DMRI seca podem apresentar drusas, anormalidades pigmentares ou atrofia geográfica (uma área de perda celular na retina). Você perde lentamente a visão central.
DMRI Úmida (Exsudativa)
A degeneração macular relacionada à idade úmida é menos comum, mas muito mais grave. A DMRI úmida ocorre quando vasos sanguíneos novos e anormais crescem sob a retina. Esses vasos podem vazar sangue ou outros fluidos, causando cicatrizes na mácula. Você perde a visão mais rapidamente com a DMRI úmida do que com a DMRI seca.
Diagnóstico da degeneração macular relacionada a idade
O diagnóstico da DMRI é feito através do exame oftalmológico e testes adicionais.
Durante um exame oftalmológico, seu oftalmologista pode pedir que você observe uma grade de Amsler. Essa grade ajuda você a notar pontos borrados, distorcidos ou em branco em seu campo de visão. Seu oftalmologista também examinará o interior do seu olho através de lentes especiais. Ele ou ela pode ver se há alterações na retina e na mácula.
A tomografia de coerência óptica (OCT) é outra maneira de observar atentamente a retina. Uma máquina escaneia a retina e fornece imagens muito detalhadas da retina e da mácula.
Seu médico pode fazer angiografia com fluoresceína para ver o que está acontecendo com sua retina. O corante amarelo (chamado fluoresceína) é injetado em uma veia, geralmente no braço. A tinta viaja pelos vasos sanguíneos. Uma câmera especial tira fotos da retina enquanto o corante viaja pelos vasos sanguíneos. Isto mostra se novos vasos sanguíneos anormais estão crescendo sob a retina.
Tratamento e manejo da DMRI
O tratamento da degeneração macular relacionada à idade pode variar de acordo com seu tipo.
Tratamento da DMRI seca
Atualmente, não há tratamento para reverter o dano causado pela DMRI seca. É recomendado monitoramento regular da visão central. Para casos mais avançados, especialmente em um olho, são indicados suplementos dietéticos, incluindo zinco, cobre, vitaminas C e E, luteína e zeaxantina.
Tratamento da DMRI úmida
Para a DMRI úmida, o tratamento é mais ativo e inclui injeções intravítreas de medicamentos anti-VEGF para inibir o crescimento de vasos sanguíneos anormais. A terapia fotodinâmica é outra opção, usando um corante fotossensível e laser para destruir neovasos sanguíneos.
Recomendações gerais para a degeneração macular relacionada à idade
As pesquisas mostram que você pode reduzir o risco de DMRI (ou retardar a perda de visão causada pela DMRI) fazendo estas escolhas saudáveis:
- Pare de fumar – ou não comece
- Faça atividade física regular
- Manter níveis saudáveis de pressão arterial e colesterol
- Coma alimentos saudáveis, incluindo vegetais de folhas verdes e peixes
Além disso, auxílios para pessoas com baixa visão, como lentes de aumento são recomendados para melhorar a qualidade de vida.
Sugere-se às pessoas quem degeneração macular relacionada à idade que façam um seguimento oftalmológico com oftalmologista especializado em retina.
Para agendar uma consulta de neuro-oftalmologia com o Dr. Roberto Battistella, entre em contato.