A Faculdade de Medicina da USP e a Neuro-Oftalmologia

Em 1912 o Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho fundou a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. No começo de sua trajetória, a faculdade foi instalada nas dependências da Escola Politécnica. As aulas práticas de clínica e cirurgia eram ministradas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Seu prédio atual foi inaugurado em 1931, e em 1934 a faculdade foi incorporada à recém-criada Universidade de São Paulo, passando a ter a atual designação – FMUSP (Faculdade de Medicina da USP). Em homenagem ao ilustre fundador, a FMUSP ainda hoje é chamada de “Casa de Arnaldo” por seus alunos e ex-alunos.

Ainda no ano de 1916, o Dr. Arnaldo prosseguia em seus esforços para consolidar a nova Faculdade de Medicina, tentando aglutinar renomados mestres de diferentes áreas médicas. Então, chamou sua atenção um jovem médico maranhense de nome João Britto, que havia feito seus estudos de especialização em oftalmologia junto aos grandes mestres europeus, nas Clínicas de Viena e Berlim.

J. Britto, como ficaria conhecido, aceitou o convite de Arnaldo e assumiu como primeiro professor da Cadeira de Oftalmologia. Ele dava grande valor ao ensino e suas exposições primavam pelo didatismo e conhecimento. Iniciavam-se, assim, as primeiras atividades do que viria a ser a Clínica Oftalmológica da USP, ainda no espaço da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1916.

Em 1947, com o término das obras do prédio do Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, a Oftalmologia da USP deixou a Santa Casa. A prática da neuro-oftalmologia na Clínica Oftalmológica HCFMUSP começou na década de 1960 e, inicialmente, os pacientes eram atendidos por professores com interesses em outras áreas da oftalmologia.

Em 1981, a neuro-oftalmologia foi transformada em serviço especializado sob a liderança do Prof. Carlos Alberto Rodrigues Alves e a inestimável contribuição da Dra. Maria Kiyoko Oyamada.

Em 1984, após completar seu estágio de neuro-oftalmologia com o Dr. William F. Hoyt (São Francisco), o Dr. Mário Luiz Monteiro passou a desenvolver um grande trabalho em neuro-oftalmologia no HCFMUSP, e mais tarde sucedeu o Prof. Carlos Alberto na liderança do serviço.

Em 1997, após sua formação médica na FMUSP e especialização na Clínica Oftalmológica HCFMUSP, o Dr. Roberto Battistella passou a atuar como médico colaborador do Setor de Neuro-Oftalmologia da USP.

O constante trabalho na produção e propagação do conhecimento tornou a Oftalmologia da USP uma das instituições universitárias mais importantes da Oftalmologia Brasileira e Latino-americana. A Neuro-Oftalmologia da USP atualmente é o mais importante setor de ensino da subespecialidade no Brasil.

Conheça a história da neuro-oftalmologia

Oftalmologia especializada

Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Roberto Battistella para uma avaliação neuro-oftalmológica e da sua saúde ocular.

Descubra um mundo de informações essenciais para a saúde dos seus olhos!

Siga o perfil do Dr. Roberto Batistella no Instagram e fique por dentro das últimas novidades e dicas exclusivas sobre Neuro-Oftalmologia.

👁️‍🗨️ Saúde ocular começa com conhecimento!

Curta, comente e compartilhe nossos posts com quem você ama. Vamos cuidar da visão juntos!

Siga-nos no Instagram.

DISCLAIMER
Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dr. Roberto Battistella, CRM 75.459 – RQE 47.282 e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.