O astigmatismo é um erro refrativo caracterizado pelo formato irregular da córnea, o que faz com que a pessoa tenha dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe. Seus principais sintomas são cansaço dos olhos, visão embaçada, dificuldade para ler, dores de cabeça e nos olhos e maior sensibilidade à luz.
A pessoa tem dificuldade para enxergar de longe porque o formato do seu globo ocular é mais longo do que deveria ser. Assim, são comuns sintomas como dores de cabeça e sensação de cansaço nos olhos, muitas vezes causados pela força que o indivíduo faz, franzindo os olhos para conseguir enxergar objetos que estão a uma maior distância.
A hipermetropia tem como principal característica a dificuldade de enxergar de perto, deixando a visão desfocada. Porém, a depender da quantidade de hipermetropia, a visão pode ser normal quando a pessoa olha à distância. Além dessa dificuldade de enxergar de perto, a hipermetropia pode causar dor de cabeça e sensação de peso ao redor dos olhos nos esforços visuais prolongados para perto.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras), geralmente causada por uma infecção ou alergia.
Os olhos costumam ficar vermelhos e inchados, podendo haver conjuntivite em um ou ambos os olhos. A conjuntivite pode ser causada por um vírus, bactéria ou por alergias, sendo que as conjuntivites bacteriana e viral são facilmente transmitidas de pessoa para pessoa.
A conjuntivite alérgica, por sua vez, não é contagiosa. Os principais sintomas são coceira, vermelhidão nos olhos, secreção, sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz e inchaço nas pálpebras.
A conjuntivite geralmente persiste por 1 a 2 semanas. Se os sintomas durarem mais do que isso, é conveniente uma reavaliação com o oftalmologista para garantir que você não tenha um problema ocular mais sério.
O estrabismo é um desalinhamento entre os olhos que ocorre devido a um desequilíbrio na função dos músculos oculares, fazendo com que os dois olhos não fixem o mesmo ponto ou objeto ao mesmo tempo. O estrabismo pode ser:
Além da falta de alinhamento entre os olhos, o estrabismo pode causar:
Alergia é uma resposta do sistema de defesa do nosso organismo para combater um alérgeno (poeira, fumaça, pólen, ácaros, alimentos como camarão e outros frutos do mar, medicamentos, produtos de beleza, tintas, solventes, entre outras substâncias). Os sinais mais comuns de alergia ocular são vermelhidão nos olhos, coceira, lacrimejamento e inchaço nas pálpebras.
A catarata é uma doença comum em pessoas idosas, devido ao envelhecimento natural. Ela ocorre quando há uma perda de transparência do cristalino. Seus sintomas mais comuns são embaçamento visual, visão dupla que ocorre um olho só, dificuldade para ler e dirigir e, ocasionalmente, fotofobia (sensibilidade à luz). Embora possa causar cegueira, a perda da visão causada pela catarata é reversível com cirurgia.
O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico, estrutura ocular responsável por enviar impulsos nervosos ao cérebro. O aumento da pressão intraocular é o principal fator responsável por causar essa lesão. Inicialmente, o glaucoma se apresenta com uma perda da visão periférica, que vai aumentando se não diagnosticado. Se não tratado, pode levar à perda total e irreversível da visão. O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Mas, a cegueira por glaucoma muitas vezes pode ser prevenida com tratamento precoce.
Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Roberto Battistella para uma avaliação neuro-oftalmológica e da sua saúde ocular.
Siga o perfil do Dr. Roberto Batistella no Instagram e fique por dentro das últimas novidades e dicas exclusivas sobre Neuro-Oftalmologia.
👁️🗨️ Saúde ocular começa com conhecimento!
Curta, comente e compartilhe nossos posts com quem você ama. Vamos cuidar da visão juntos!
DISCLAIMER
Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dr. Roberto Battistella, CRM 75.459 – RQE 47.282 e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.