Quando existe cansaço visual, tipicamente não existe uma dor aguda, mas sim uma sensação de olho dolorido, que pode criar um desconforto generalizado. Geralmente, se manifesta com esforços visuais e melhora com o descanso.
Às vezes, o desconforto ou a dor ocular resultam de um problema no olho ou nas partes ao redor, como córnea, esclera, nervo óptico, conjuntiva, íris, órbita, pálpebras e músculos extraoculares. A dor ainda pode ser causada pelo acometimento de estruturas do sistema nervoso central que tenham relação com o olho e a órbita ou se manifestar como parte de outros tipos específicos de cefaleia (como a dor de cabeça enxaquecosa, tensional e cefaleias trigeminais).
Seja qual for o motivo que esteja levando à dor nos olhos, o ideal é que ela seja investigada por um oftalmologista.
Inicialmente, o médico faz uma anamnese, perguntando ao paciente quando a dor começou, qual a gravidade e se ela ocorre ao olhar em diferentes direções ou ao piscar. Outras perguntas que ajudam na investigação da dor nos olhos dizem respeito à realização de cirurgias, ocorrência de traumas oculares e doenças existentes, como glaucoma ou outra patologia que afete os olhos. Também é importante perguntar se a dor se associou com perda da visão, visão dupla e olho vermelho.
Em seguida, o médico examina o olho, observando, entre outras coisas:
O médico também pode solicitar outros exames, caso julgue necessário, para auxiliar no diagnóstico.
Doenças que causam dor ocular podem ser divididas em:
A dor nos olhos pode ser um sintoma de uma doença subjacente, que pode ou não acarretar prejuízo à visão.
Conheça a seguir algumas das principais causas de dor nos olhos:
Além das alterações de origem ocular, a dor nos olhos ou ao seu redor pode ser um sintoma de doenças neurológicas, como enxaqueca, cefaleias trigeminais, lesões em diferentes regiões do cérebro próximo às órbitas e neurite óptica, que afeta o nervo óptico (a principal via de ligação entre a área da visão no cérebro e o olho).
Nesses casos, o médico especialista em neuro-oftalmologia é um profissional adequado, pois esse profissional está apto a diagnosticar e tratar tanto as doenças oftalmológicas que têm origem nos olhos quanto aquelas que são causadas por alterações no sistema nervoso.
Em algumas circunstâncias, a procura por esse especialista deve ser feita com brevidade, pois muitas das causas de dor nos olhos relacionadas a doenças neurológicas e oftalmológicas precisam ser diagnosticadas e tratadas precocemente, evitando assim perdas ao paciente e riscos à saúde dele.
Se você tem dor nos olhos e precisa de uma avaliação especializada em neuro-oftalmologia, agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella.
Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Roberto Battistella para uma avaliação neuro-oftalmológica e da sua saúde ocular.
Siga o perfil do Dr. Roberto Batistella no Instagram e fique por dentro das últimas novidades e dicas exclusivas sobre Neuro-Oftalmologia.
👁️🗨️ Saúde ocular começa com conhecimento!
Curta, comente e compartilhe nossos posts com quem você ama. Vamos cuidar da visão juntos!
DISCLAIMER
Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dr. Roberto Battistella, CRM 75.459 – RQE 47.282 e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.