Como o AVC afeta a visão?
Como o AVC afeta a visão depende de vários fatores. Eles incluem que parte do cérebro foi afetada e quão grave foi o acidente vascular cerebral.
Entre as principais consequências visuais resultantes de um AVC, temos:
- Perda de campo visual, onde áreas do campo de visão desaparecem;
- Problemas de movimento ocular, gerando alterações do controle nervoso dos músculos que se concentram e movem os olhos.
- Problemas de processamento visual que resultam em falhas de reconhecimento de pessoas, objetos, cores, palavras, entre outras coisas;
- Outros problemas de visão, incluindo a sensibilidade à luz.
Como tratar problemas de visão após AVC?
Uma fração significativa das pessoas lidam com consequências do AVC para a visão. Apesar de suas principais implicações serem neurológicas, é possível desenvolver alguma dificuldade visual após um AVC.
Como os outros efeitos do AVC, os problemas de visão podem melhorar ao longo do tempo, à medida que o cérebro se recupera.
A recuperação dos problemas visuais pode ser desafiadora para algumas pessoas, mas, em alguns casos, é possível obter melhoras significativas, tudo depende da extensão do problema. O acompanhamento médico é fundamental nesse momento, principalmente porque cada paciente precisa de uma abordagem individual e personalizada para o próprio caso.
Como um neuro-oftalmologista pode ajudar?
Um neuro-oftalmologista atua nos problemas de visão relacionados ao sistema nervoso central, sendo fundamental para o diagnóstico e tratamento das consequências do AVC para a visão.
Muitas vezes, o profissional compõe uma equipe multidisciplinar que já está auxiliando o paciente na recuperação do AVC.
Está procurando um neuro-oftalmologista para a sua condição? Agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!