O diabetes é uma condição que pode causar problemas médicos que afetam os olhos. Todo paciente com diabetes e visão embaçada deve ser avaliado por um médico especialista para um diagnóstico correto e tratamento apropriado.
Uma das doenças crônicas mais prevalentes do mundo é o diabetes, uma condição cujo controle depende de um estilo de vida saudável, uso adequado da medicação e acompanhamento médico regular. O diabetes ocorre quando seu corpo não processa adequadamente os alimentos como energia. Quando você tem diabetes, seu corpo não responde ou não produz insulina, que é um hormônio que fornece glicose (açúcar no sangue) às células do corpo. Ter muita glicose na corrente sanguínea, fora das células, pode causar danos aos vasos sanguíneos e nervos que percorrem todo o corpo, inclusive nos olhos, de tal forma que a relação entre diabetes e visão embaçada é muito comum.
Agendar uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!
Entendendo o diabetes
O diabetes pode resultar em danos aos olhos que podem causar problemas de visão ou até cegueira.
A curto prazo, às vezes, as pessoas ficam com a visão embaçada por alguns dias ou semanas quando passam por uma descompensação aguda da sua glicemia. A glicose alta pode alterar os níveis de fluídos ou causar inchaço nos tecidos dos olhos. Esse tipo de visão embaçada é temporário e desaparece quando o nível de glicose fica mais próximo do normal. Se você é diabético e estiver comprando óculos, certifique-se de que seus níveis de açúcar no sangue estejam controlados antes do exame para que você possa obter uma prescrição de óculos mais precisa.
Se a glicose no sangue permanecer alta ao longo do tempo, sem controle adequado, ela poderá danificar os pequenos vasos sanguíneos na parte posterior dos olhos. Esse dano pode começar durante o pré-diabetes, quando a glicemia está acima do normal, mas não o suficiente para que você seja diagnosticado com diabetes. Os vasos sanguíneos danificados podem vazar fluído e causar inchaço. Vasos sanguíneos novos e fracos também podem começar a crescer. Esses vasos sanguíneos podem sangrar na parte central do olho, causar cicatrizes ou causar pressão perigosamente alta dentro do olho.
Diabetes e visão embaçada: qual a relação?
A relação entre diabetes e visão embaçada é bastante comum. Se você foi diagnosticado com diabetes, é importante fazer exames oftalmológicos regulares para avaliar a saúde dos seus olhos e detectar quaisquer alterações. As lesões oculares decorrentes do diabetes, se não diagnosticadas e tratadas, podem evoluir para a perda da visão.
Doenças oculares relacionadas à diabetes
Retinopatia diabética
Cerca de uma em cada três pessoas com diabetes com mais de 40 anos já apresenta alguns sinais de retinopatia diabética. A retinopatia diabética é a causa mais comum de perda de visão em pessoas com diabetes.
Na retinopatia diabética inicial, os vasos sanguíneos podem “enfraquecer”, inchar ou vazar para a retina. Este estágio é chamado de retinopatia diabética não proliferativa.
Se a doença piorar, alguns vasos sanguíneos se fecham, o que faz com que novos vasos sanguíneos cresçam ou proliferem na superfície da retina. Este estágio é chamado de retinopatia diabética proliferativa. Esses novos vasos sanguíneos anormais podem causar sérios problemas de visão.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!
Edema macular diabético
A parte da retina responsável pela visão central é chamada de mácula. O diabetes pode causar inchaço na mácula, denominado edema macular diabético. Com o tempo, esta doença pode destruir a visão nítida desta parte do olho, levando à perda parcial da visão ou à cegueira. O edema macular geralmente se desenvolve em pessoas que já apresentam outros sinais de retinopatia diabética. Assim, sempre que a queixa do paciente envolver diabetes e visão embaçada é preciso se atentar para a retinopatia por edema macular.
Descolamento da retina
Outra condição para a qual é preciso ter atenção mediante a queixa de diabetes e visão embaçada é o descolamento da retina. A retinopatia diabética pode causar a formação de cicatrizes na parte posterior do olho. Quando as cicatrizes afastam (descolam) a retina da parte posterior do olho, isso é chamado de descolamento tracional de retina.
Catarata
Ter diabetes aumenta em 2 a 5 vezes a probabilidade de desenvolver catarata. Além disso, a catarata pode se formar mais cedo e progredir mais rapidamente em pessoas com diabetes.
Glaucoma
Outra condição para a qual é preciso ter atenção mediante a queixa de diabetes e visão embaçada é o glaucoma. Ter diabetes quase duplica o risco de desenvolver um tipo de glaucoma chamado glaucoma de ângulo aberto. Uma outra forma de glaucoma, o glaucoma neovascular, também pode ocorrer no diabetes. Níveis elevados de açúcar podem danificar os vasos sanguíneos da retina e resultar na criação de novos vasos anormais. Quando novos vasos sanguíneos crescem na íris do olho (a parte colorida do olho), isso pode causar aumento da pressão ocular e glaucoma.
Neuropatia óptica
O diabetes é considerado um fator de risco sistêmico para algumas doenças dos nervos ópticos, como a neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica e a papilopatia diabética.
Estrabismo
O diabetes é um fator de risco vascular sistêmico para algumas formas de estrabismo causadas por isquemia de nervos oculares que controlam a movimentação dos olhos (nervos oculares motores).
Sintomas oculares comuns relacionados à diabetes
Pode não haver sintomas no início da doença ocular diabética. Você pode não sentir dor nem alteração na visão à medida que os danos começam a se instalar e progredir dentro dos olhos, principalmente na retinopatia diabética. Porém, se a doença ocular diabética não for diagnosticada e tratada, os sintomas visuais inevitavelmente começam a aparecer e aumentar. Existem sintomas oculares comuns que podem associar-se à diabetes e visão embaçada. Eles podem incluir:
- Visão embaçada ou distorcida;
- Áreas escuras ou perda de parte do campo de visão;
- Dificuldade com a visão noturna;
- Manchas escuras e flutuantes na visão;
- Flashes de luz.
Converse com seu oftalmologista se tiver algum destes sintomas. Se você tem diabetes, é muito importante fazer exames oftalmológicos regulares. Consulte um médico imediatamente se notar mudanças repentinas em sua visão.
Importância do acompanhamento oftalmológico
O acompanhamento oftalmológico periódico é indispensável para aqueles que vivem com diabetes, pois a avaliação e os exames regulares possibilitam detectar precocemente as complicações e intervir a tempo de preservar a visão. Portanto, atuar preventivamente através de consultas periódicas com um oftalmologista é a melhor chance de reduzir o risco de complicações visuais, especialmente daquelas potencialmente irreversíveis.
Algumas complicações relacionadas à doença ocular diabética podem necessitar do acompanhamento e intervenção por subespecialidades oftalmológicas, como retina, glaucoma, catarata e neuro-oftalmologia.
Agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella.
Fontes:
Sociedade brasileira de diabetes