Miastenia gravis ocular: como é feito o diagnóstico

Para se dar o diagnóstico de miastenia gravis ocular é muito importante avaliar detalhadamente as queixas, os sinais e sintomas do paciente

A miastenia gravis é uma doença neuromuscular (da junção entre o nervo e o músculo) de origem autoimune, o que significa que o próprio sistema de defesa do paciente “ataca” os meios de transmissão responsáveis pela comunicação entre o sistema nervoso e os músculos efetores da ação. Os sintomas e manifestações são diversos, sendo que uma forma especial – e não rara – da doença é a miastenia gravis ocular, caracterizada pelo comprometimento dos músculos que fazem os movimentos dos olhos e dos músculos que levantam as pálpebras.

Assim, os sintomas oculares podem ser os primeiros a serem notados pelo paciente, levando-o a buscar atendimento oftalmológico especializado e a obter o diagnóstico de miastenia gravis ocular.

Quais os exames solicitados para o diagnóstico de miastenia gravis?

O diagnóstico da miastenia gravis é suspeitado a partir de uma história clínica clássica, que envolve fraqueza muscular e fadiga de diferentes grupos musculares pelo corpo e, nos casos de comprometimento ocular, há relato de pálpebra caída (ptose palpebral) e visão dupla (diplopia) por estrabismo. Como os sintomas oculares costumam incomodar mais, geralmente levam o paciente de modo mais rápido ao atendimento oftalmológico.

Conforme a investigação segue, diversos exames podem ser solicitados para obter o diagnóstico de miastenia gravis ocular e geral. No próprio consultório, o médico pode fazer testes que ajudam a identificar se existe estrabismo e ptose e se há indicativos de fraqueza nos músculos oculares. Geralmente, o médico especializado em neuroftalmologia é mais familiarizado com esses testes do que o oftalmologista geral ou neurologista.

A partir da história clínica e dos achados do exame físico, o médico pode solicitar alguns exames específicos que ajudam a confirmar o diagnóstico de miastenia gravis ocular, como:

• Eletroneuromiografia;
  • Pesquisa de anticorpos específicos no sangue;
  • Avaliação de uma glândula que fica no tórax chamada timo.

Quem faz o diagnóstico de miastenia gravis?

Quando os primeiros sintomas são sistêmicos, ou seja, acometem grupos musculares dos membros superiores, inferiores, tronco, pescoço, deglutição e respiração, na maioria das vezes, o diagnóstico da miastenia gravis costuma ser dado pelo neurologista. Porém, quando a sintomatologia principal é ocular, o diagnóstico de miastenia gravis ocular é dado pelo oftalmologista (boa parte das vezes, pelo médico especializado em neuroftalmologia).

Quais os sintomas da miastenia gravis?

Os sintomas da miastenia gravis generalizada e também da miastenia gravis ocular estão relacionados principalmente à fadiga muscular, e podem se expressar da seguinte forma:

• Pálpebra caída;
  • Visão dupla;
  • Dificuldade de mastigação e deglutição;
  • Fala arrastada;
  • Fraqueza muscular nos membros e pescoço;
  • Falta de ar.

Quando procurar um médico?

Quaisquer sintomas de dificuldade respiratória, cansaço muscular, alterações visuais (diplopia e ptose) e dificuldades para realizar atividades cotidianas devem ser investigados para identificar a causa. É importante dizer que manifestar um ou mais desses sinais e sintomas não indica, necessariamente, a presença de miastenia gravis. Somente um médico pode analisar e diagnosticar cada caso individualmente. A suspeita de miastenia gravis ocular pode necessitar da avaliação de um médico especializado em neuroftalmologia.

O Dr. Roberto Battistella é médico oftalmologista especializado em neuro-oftalmologia. Entre em contato e agende uma consulta.

Saúde direta, Miastenia Gravis, livro 2010

Miastena