Neve visual (visual snow)

A síndrome da neve visual é um distúrbio que faz com que você veja estática na visão.

Frequentemente, em consultórios oftalmológicos, as pessoas se queixam de alterações visuais que, ainda que não representem a perda da visão, podem interferir com o cotidiano e causar preocupação. Uma dessas alterações é a neve visual, que alguns descrevem como a estática de uma televisão analógica dessintonizada, e outros descrevem como pontos flutuantes em um em um globo de neve que foi sacudido.

O que é a neve visual (visual snow)?

A neve visual, uma tradução livre do termo em inglês “visual snow”, é um transtorno caracterizado pelo aparecimento constante de manchas na visão que deixam a imagem granulada, parecendo uma estática de TV ou flocos de neve.

É um problema pouco comum e sua prevalência exata na população geral não é totalmente conhecida. Sua causa ainda não foi esclarecida, mas a literatura médica considera que exista algum problema relacionado ao processamento visual com provável hiperexcitabilidade de áreas cerebrais dedicadas a visão.

Características da neve visual (visual snow)

A neve visual ocorre por causa de alterações na interpretação das imagens vistas pelo sistema nervoso central. O sintoma principal é que os indivíduos afetados veem pontos brancos, pretos, transparentes ou coloridos persistentes em todo o campo visual ou parte dele.

É comum, também, que a imagem granulada característica da neve visual seja acompanhada por outros sintomas como:

• Fotofobia;
  • Dificuldade de visão noturna;
  • Perseveração de imagens: imagens residuais ou rastros de objetos em movimento;
  • Excesso de moscas volantes e brilhos;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Dores de cabeça.

Quem é mais propenso a ter a neve visual (visual snow)?

Ainda que muitos diagnósticos de neve visual sejam feitos em pessoas no final da adolescência e início da idade adulta (por volta da terceira década de vida) e por volta dos 50 anos, estudos estimam que o problema pode ocorrer em qualquer idade e não há prevalência entre homens e mulheres.

Embora não se possa afirmar que exista de fato uma relação causal direta, várias doenças são descritas em associação com a neve visual: estresse, ansiedade inespecífica, distúrbios cognitivos, enxaqueca, uso de drogas alucinógenas recreativas e prescritas, trauma craniano, entre outras.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico da neve visual é clínico e pode ser suspeitado por um médico oftalmologista ou por um neurologista. Por isso, também pode ser feito pelo neuro-oftalmologista, que trata especificamente os problemas da visão associados ao sistema nervoso.

No processo de investigação e diagnóstico, são analisados os sintomas e a presença de outros transtornos visuais e neurológicos. Exames oftalmológicos e neurológicos complementares podem ser solicitados para investigar possíveis outros problemas que podem levar a sintomas parecidos com os da neve visual.

A neve visual (visual snow) tem cura?

Uma das principais características da neve visual é que o problema não tem uma cura conhecida. No entanto, dependendo da abordagem adotada de acordo com as características individuais do paciente, é possível recuperar com bons resultados a qualidade de vida.

Tratamento da neve visual (visual snow)

Não existe um tratamento padrão para a neve visual, mas os médicos continuam pesquisando o uso de alguns medicamentos. Embora com eficácia baixa, algumas drogas podem ser tentadas. Mas, cada caso deve ser avaliado individualmente. Embora seja difícil resolver a neve visual com tratamento, é possível melhorar os sintomas e a qualidade de vida através do tratamento das diversas condições associadas com a neve visual.

Para saber mais sobre a neve visual e outros problemas, entre em contato com o neuro-oftalmologista Roberto Battistella e agende uma consulta.

Fonte:

Mayo Clinic