O tumor na glândula hipófise pode crescer e comprimir o quiasma óptico e os nervos ópticos, podendo causar riscos à visão.
A hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é considerada a principal glândula do corpo humano. Localizada no espaço ósseo chamado sela túrcica, ela é conectada diretamente ao hipotálamo, proporcionando um elo entre cérebro e sistema endócrino.
Agendar uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!
Logo acima da sela túrcica e da hipófise fica o local onde os nervos ópticos dos dois olhos se encontram para formar uma estrutura chamada quiasma óptico. Logo após o quiasma, volta a haver uma separação, formando os chamados tratos ópticos. Se um tumor da hipófise crescer (geralmente mais que 1 cm), ele pode comprimir o quiasma e os nervos ópticos e gerar perda de visão. Lateralmente à sela túrcica trafegam os nervos oculares motores que comandam a movimentação dos olhos. Nos casos de crescimentos excessivos dos tumores da hipófise esses nervos também podem ser envolvidos, gerando estrabismo e diplopia.
O que é tumor na hipófise?
Um tumor na hipófise é um crescimento excessivo da glândula.
Tipos de tumores na hipófise
Existem muitos tipos diferentes de tumores na hipófise, entre condições benignas e malignas. Mas, os tumores da hipófise são em sua maioria benignos, estando entre os mais comuns os adenomas de hipófise. Esses tumores são a causa mais comum de compressão do quiasma óptico em adultos.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!
O adenoma da hipófise causa perda de visão?
Um adenoma pituitário é um supercrescimento comum não canceroso (tumor) da glândula pituitária. Muitos são muito pequenos (microadenomas), não causam sintomas e são encontrados incidentalmente em ressonância magnética.
Alguns crescem muito grandes (macroadenomas) e podem comprimir as vias da visão. Muitas pessoas que têm adenomas pituitários podem não ter nenhum sintoma e não percebem que têm um, especialmente porque a perda de visão pode ocorrer lentamente durante um longo período de tempo.
Importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce é muito importante, pois quando o tumor começa a comprimir as vias ópticas as fibras nervosas que levam os impulsos visuais vão sendo gradualmente danificadas, podendo resultar em perda definitiva da visão.
Há tratamento para o tumor na hipófise?
Há tratamento para o tumor da hipófise. Em muitos casos, a cirurgia será necessária para remover o máximo possível do tumor, especialmente quando está comprimindo partes do sistema visual (os nervos ópticos e quiasma óptico). Alguns tipos de tumores hipofisários podem primeiro ser tratados com medicamentos que podem encolher o tumor, e a cirurgia pode não ser necessária. Em alguns casos, a radioterapia pode ser usada para tratar o tumor.
Como um neuro-oftalmologista e outros especialistas podem ajudar nos sintomas visuais?
Como os tumores hipofisários afetam muitos sistemas do corpo, o paciente pode precisar de diferentes especialistas que ajudarão a coordenar o melhor cuidado:
- Um oftalmologista ou neuro-oftalmologista verifica a visão central e periférica, visão de cores e movimentos oculares e pode solicitar algumas imagens.
- Um endocrinologista monitora os hormônios e trata quaisquer desequilíbrios hormonais, e pode usar medicamentos para tratar o tumor.
- Um neurologista pode monitorar o tumor e tratar as dores de cabeça.
- Um neurocirurgião pode precisar realizar uma cirurgia para tratar o tumor.
- Um oncologista pode usar radiação para tratar o tumor.
Agende uma consulta com o neuro-oftalmologia Dr. Roberto Battistella!
Fontes: