Qual é a formação do médico oftalmologista?

Conheça quais são as doenças que podem ser tratadas por esse médico Oftalmologista especialista em Neuro-Oftalmologia e quando você deve procurar por ele.

Um oftalmologista é um médico especializado em cuidados com os olhos e a visão. É o especialista em Oftalmologia que investiga, diagnostica e trata as doenças, problemas e alterações que acontecem nos olhos.

Oftalmologistas devem completar muitos anos de estudos e treinamento. Quem deseja atuar como médico oftalmologista deve, primeiro, cursar uma faculdade de Medicina – o curso tem a duração de seis anos. Com o diploma em mãos, é necessário fazer uma especialização ou residência médica na área de Oftalmologia em uma instituição que seja reconhecida oficialmente. Essa etapa pode ter a duração de dois a três anos. Na residência, o jovem profissional executa diversas atividades, que vão desde a realização de consultas e exames a pequenas cirurgias e procedimentos mais complexos.

Terminada a residência, alguns oftalmologistas optam por fazer uma subespecialização dentro de uma área da Oftalmologia. Assim, adquirem experiência especializada em condições oculares específicas. Este médico é chamado de subespecialista. Ele geralmente completa um ou dois anos de treinamento adicional e mais aprofundado (chamado de fellowship, que é um estágio de complementação especializada) em uma das principais áreas de subespecialidade, como Glaucoma, Retina, Córnea, Oftalmopediatria, Estrabismo, Neuro-Oftalmologia, Cirurgia Oculoplástica, Uveíte, entre outras. Esse treinamento e conhecimento adicionais preparam um oftalmologista para cuidar de condições mais complexas ou específicas em determinadas áreas do olho ou em determinados grupos de pacientes.

Principais doenças e condições oftalmológicas

Conheça a subsespecialidade de neuro-oftalmologia

Como vimos, a Oftalmologia é a especialidade que cuida dos problemas que se originam no globo ocular. A Neuro-Oftalmologia, por sua vez, é uma subespecialidade da Oftalmologia que trata os distúrbios visuais que são causados por alterações no sistema nervoso central ou por doenças sistêmicas que repercutem na visão, principalmente aquelas que afetam o nervo óptico, o controle da movimentação dos olhos e as pupilas.

Toda e qualquer alteração que ocorra nesses sistemas pode ser adequadamente tratada pelo neuro-oftalmologista.

O Dr. Roberto Battistella é médico oftalmologista especializado em Neuro-Oftalmologia. Possui qualificação e conhecimento para diagnosticar e tratar tanto as doenças oculares que se manifestam no olho quanto aquelas que causam manifestações visuais por alterações no sistema nervoso central ou doenças sistêmicas.

O Dr. Roberto Battistella é uma referência na subespecialidade de Neuro-Oftalmologia. Ele acredita na importância da investigação atenta de cada paciente, pois muitas vezes são pessoas que passaram por vários outros especialistas, mas não conseguiram esclarecimentos suficientes para sua condição visual.

Vale lembrar as palavras do Dr. Sptize em artigo publicado em 2014 no Indian Journal of Ophthalmology, intitulado “Neuro-Oftalmologia como carreira”:

  • “[…] O caminho para tornar-se um competente médico em exercício é uma longa e árdua jornada
  • […] Oftalmologia tem a ver com salvar a visão, mas a Neuro-Oftalmologia, às vezes, também tem a ver com salvar vidas
  • […] Não existe outra subespecialidade em Oftalmologia que dependa tanto da habilidade do oftalmologista quanto do uso da medicina geral
  • […] O neuro-oftalmologista é frequentemente o subespecialista a quem outros recorrem quando a etiologia do declínio visual está em questão. Em geral, eles são especialmente capazes de fornecer uma perspectiva global e abrangente a qualquer caso médico, neurológico, oftalmológico ou neurocirúrgico complexo. Um paciente de Neuro-Oftalmologia muitas vezes já viu 2, senão 3 ou mais outros especialistas quando chegam à nossa porta
  • […] O que torna o neuro-oftalmologista único não é apenas a base do seu conhecimento, mas o ponto de vista holístico global de integração e interação de distúrbios complexos e sistêmicos na função visual
  • […] Gostamos particularmente da sensação de satisfação, realização médica e diferença que podemos fazer na vida do paciente quando somos capazes de descobrir um diagnóstico que algumas vezes permaneceu obscuro por muitos anos… Aprendemos algo novo todos os dias sobre os avanços nos outros campos como medicina, cirurgia, radiologia, neurologia ou neurocirurgia. Gostamos de ser a conexão abrangente da oftalmologia com nossos colegas no mundo da medicina e de interagir diariamente com consultores em várias disciplinas
  • […] Essas ideias e observações têm sido nossa experiência coletiva, e estamos muito agradecidos por ter escolhido esse caminho e pela oportunidade de estudar Neuro-Oftalmologia […]”

Agende sua consulta com o oftalmologista especializado em Neuro-Oftalmologia Dr. Roberto Battistella caso queira mais informações.

Oftalmologia especializada

Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Roberto Battistella para uma avaliação neuro-oftalmológica e da sua saúde ocular.

Descubra um mundo de informações essenciais para a saúde dos seus olhos!

Siga o perfil do Dr. Roberto Batistella no Instagram e fique por dentro das últimas novidades e dicas exclusivas sobre Neuro-Oftalmologia.

👁️‍🗨️ Saúde ocular começa com conhecimento!

Curta, comente e compartilhe nossos posts com quem você ama. Vamos cuidar da visão juntos!

Siga-nos no Instagram.

DISCLAIMER
Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dr. Roberto Battistella, CRM 75.459 – RQE 47.282 e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.