A anisocoria ocorre quando as pupilas ficam com tamanhos diferentes. A pupila é a parte escura do olho, localizada no meio da íris (parte colorida). Seu tamanho é resultado do equilíbrio das ações de dois grupos musculares da íris: o dilatador da íris e o esfíncter pupilar. Esses músculos são comandados por uma parte específica do sistema nervoso, chamado de sistema nervoso autônomo. A regulação do tamanho pupilar sofre muitas influências, mas acontece principalmente como reflexo à quantidade de luz ambiente.
Não é incomum que a pupila mude de tamanho dependendo da exposição à luz (aumenta na presença de luz fraca e se contrai na presença de iluminação mais intensa). Nesse caso, as pupilas dos dois olhos ficam com o mesmo tamanho, ainda que seja normal que as duas pupilas de uma pessoa tenham uma diferença de tamanho de até 0,5 mm. Porém, se a diferença for maior, se as pupilas ficarem em tamanhos diferentes por muito tempo ou se suas reações não forem adequadas à condição de luminosidade, o paciente pode ser diagnosticado com alguma condição de doença.
Durante a consulta com o oftalmologista, o paciente será questionado sobre a existência de doença ocular prévia (incluindo cirurgias oculares), traumatismo craniano, ocular ou orbital, uso de medicamentos, entre outros tópicos que podem auxiliar no diagnóstico. O paciente também pode ser questionado sobre os sintomas apontados acima.
Em seguida, o médico examina as pupilas do paciente em uma sala iluminada e em uma sala escura para averiguar em quais situações ocorrem alterações de tamanho e reatividade pupilar. Também são verificados os reflexos ao estímulo de luz e o comportamento pupilar quando o paciente focaliza objetos próximos.
O exame de biomicroscopia na lâmpada de fenda é fundamental para avaliar a presença de alterações da estrutura da íris que possam causar anisocoria. Testes com colírios especiais também podem ser necessários para a confirmação do diagnóstico.
A depender da causa da anisocoria, o médico pode solicitar alguns exames. Entre eles:
Além do exame neuro-oftalmológico, alguns casos podem precisar de avaliação neurológica e, no caso de crianças, pediátrica.
Algumas causas de anisocoria podem necessitar de tratamento. Por exemplo, se a causa é uma infecção, um tumor, um aneurisma ou uma doença neurológica específica, haverá necessidade de tratamento destas condições.
Algumas formas de anisocoria serão temporárias, e outras, permanentes. Em alguns casos, pode ser necessária uma abordagem sintomática para reduzir a fotofobia, o embaçamento visual e o incômodo estético resultante da diferença de tamanho das pupilas. O estrabismo associado a algumas condições também pode requerer tratamento.
A anisocoria, em muitos casos, pode ser fisiológica. Porém, ela pode estar relacionada a um problema neurológico ou traumático ou a uma doença sistêmica que deve ser investigada.
O oftalmologista especialista em neuro-oftalmologia conhece em detalhes tanto as doenças oftalmológicas que têm origem nos olhos quanto aquelas que são causadas por alterações no sistema nervoso ou outras doenças gerais do organismo. Portanto, ele tem capacidade de realizar um diagnóstico preciso quando há suspeita de anisocoria, para que o paciente possa ser encaminhado para o tratamento adequado o mais rapidamente possível.
Se você tem anisocoria e precisa de uma avaliação especializada em neuro-oftalmologia, agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella.
Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Roberto Battistella para uma avaliação neuro-oftalmológica e da sua saúde ocular.
Siga o perfil do Dr. Roberto Batistella no Instagram e fique por dentro das últimas novidades e dicas exclusivas sobre Neuro-Oftalmologia.
👁️🗨️ Saúde ocular começa com conhecimento!
Curta, comente e compartilhe nossos posts com quem você ama. Vamos cuidar da visão juntos!
DISCLAIMER
Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dr. Roberto Battistella, CRM 75.459 – RQE 47.282 e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.