A perda súbita de visão ocorre quando toda a visão ou parte dela é perdida muito rapidamente. Mais do que desesperadora, a situação pode ser sinal de alguma doença grave. Por isso, é uma emergência médica, e o tratamento precisa ser começado imediatamente para que seja possível a reversão do problema e não haja outras sequelas.
Ao contrário das cegueiras gradativas, a perda súbita de visão acontece de uma vez, ou em um período muito rápido de tempo. Os pacientes afetados podem perder a visão de apenas um olho ou de ambos.
Além das causas citadas acima, algumas doenças dos olhos podem levar à cegueira, na maioria das vezes de forma gradativa, mas em alguns casos de forma súbita.
Glaucoma
O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular. É uma doença na maior parte do tempo assintomática, mas que, com o passar do tempo, começa a causar perda de visão periférica e, depois, de visão central. Apesar disso, crises agudas de glaucoma podem estar por trás de episódios de perda súbita de visão.
Catarata
A catarata se caracteriza por alterações no cristalino, que fica mais turvo com o envelhecimento. Os principais sintomas são visão nublada e embaçada, perda de visão periférica e dificuldade de enxergar cores. A perda de visão é gradativa e piora com o passar dos meses ou anos.
Como dito, a perda súbita de visão é uma emergência médica. No primeiro contato com o médico, é feita uma avaliação dos sintomas e do histórico médico. Nesse momento, a busca é por outros sinais para identificar as causas da perda de visão. Por isso, o paciente será questionado sobre sintomas não relacionados à visão e características da perda visual.
A partir disso, é feito um exame físico do olho com o auxílio de diferentes instrumentos. Assim, é possível avaliar a reatividade da pupila à luz, analisar o fundo do olho, a retina e o nervo óptico.
A depender dos achados de exame oftalmológico e das suspeitas clínicas, o médico pode solicitar exames para confirmação de diagnóstico, como:
A identificação da causa da perda súbita de visão possibilita que seja estabelecido o tratamento adequado não somente para buscar a retomada da capacidade visual, mas para combater ou controlar as doenças preexistentes.
Muitas vezes, a perda súbita de visão está relacionada a problemas neurológicos que afetam o nervo óptico ou as áreas do cérebro que processam o sentido visual. Alguns desses danos podem ser irreversíveis, ou esconderem doenças graves com considerável risco de mortalidade, como o AVC.
Por isso, é importante procurar o médico o quanto antes, assim que se percebe qualquer sinal de perda visual. Nesses casos, o oftalmologista especialista em neuro-oftalmologia é um profissional adequado e capacitado para diagnosticar, tratar e orientar problemas que causam perda súbita de visão.
Se você teve perda súbita da visão e precisa de uma avaliação especializada em neuro-oftalmologia, agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella.
Telefone e WhatsApp:
(11) 97222-5094
Telefone:
(11) 97252-5094
Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Roberto Battistella para uma avaliação neuro-oftalmológica e da sua saúde ocular.
Siga o perfil do Dr. Roberto Batistella no Instagram e fique por dentro das últimas novidades e dicas exclusivas sobre Neuro-Oftalmologia.
👁️🗨️ Saúde ocular começa com conhecimento!
Curta, comente e compartilhe nossos posts com quem você ama. Vamos cuidar da visão juntos!
DISCLAIMER
Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dr. Roberto Battistella, CRM 75.459 – RQE 47.282 e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.