Conheça as principais doenças que afetam a retina
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda as funções da retina e as principais doenças que a afetam

A retina é uma fina camada de tecido nervoso localizada na parte de trás do olho. Ela contém células fotorreceptoras responsáveis por traduzir a luz em impulsos elétricos, que são transmitidos pelo nervo óptico para o cérebro, nos permitindo enxergar o mundo ao nosso redor.

Agende sua consulta com o dr. roberto battistella agora mesmo!

Qual é a função da retina?

A retina desempenha diversas funções essenciais no processo de visão, como:

  • Transformar a luz em estímulo nervoso: a retina converte as ondas de luz que entram no olho em impulsos elétricos e visuais que podem ser interpretados pelo cérebro.
  • Formar imagens: as células fotorreceptoras na retina captam informações visuais, permitindo a formação de imagens que representam o mundo ao nosso redor.
  • Visão central: a mácula, uma área especializada da retina, é responsável pela visão de detalhes e leitura, sendo fundamental para atividades que exigem foco visual preciso.
  • Interpretar cores: a retina contém diferentes tipos de células fotorreceptoras, incluindo cones, que são sensíveis às cores, nos permitindo perceber e distinguir diferentes tonalidades visuais.
  • Detecção de movimento: a retina também é responsável pela detecção de movimentos, o que nos possibilita perceber objetos que se movem no ambiente.
  • Ajuste à luminosidade: a retina pode se ajustar a diferentes níveis de luminosidade, tornando possível que enxerguemos em condições de luz variáveis.

Principais doenças que afetam a retina

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

Entre as principais doenças que afetam a retina, está essa condição, comum em pessoas com mais de 50 anos, em que a parte central da retina (mácula) se deteriora gradualmente. Os principais sintomas são o embaçamento da visão central (dificuldade para ler e reconhecer a face das pessoas) e uma distorção da visão chamada de metamorfopsia.

Há duas formas principais de DMRI: a forma seca associada a uma atrofia de retina e a forma exsudativa (“molhada” ou úmida). A forma úmida geralmente pode trazer uma perda da visão mais significativa.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é outra das principais doenças que afetam a retina. Ocorre em pessoas com diabetes mellitus e é mais comum entre pacientes mal controlados. A doença afeta principalmente os vasos sanguíneos da retina. Isso pode levar a hemorragias, vazamento de fluído e crescimento anormal de vasos sanguíneos, comprometendo a visão.

Retinopatia hipertensiva

A retinopatia hipertensiva também é comum entre as doenças que afetam a retina. Trata-se de uma lesão vascular na retina causada por hipertensão arterial. As complicações da pressão alta podem danificar os vasos sanguíneos da região, levando à isquemia, a hemorragias e à perda de visão.

Retinopatia miópica

Entre as doenças que afetam a retina, essa geralmente atinge pessoas com alto grau de miopia. A retina pode sofrer alterações tanto na região central da mácula como em regiões mais periféricas, podendo predispor o descolamento da retina.

Descolamento de retina

Essa é uma das mais preocupantes doenças que afetam a retina. Acontece quando a retina se separa de outras camadas do olho, o que, em alguns casos, pode interromper o fornecimento de nutrientes para as suas células. Existem várias formas de descolamento da retina. Quando ele é devido a rupturas na retina, caracteriza uma urgência médica que precisa de tratamento rápido.

Obstrução de veia da retina

Outra das condições comuns de doenças que afetam a retina é a obstrução das suas veias. Essa oclusão pode levar a hemorragias, afetando a visão. Pode ocorrer em vários tipos de doenças, incluindo os casos de pacientes hipertensos e diabéticos.

Buraco macular

Incluído entre as principais doenças que afetam a retina, está o buraco macular. Nessa condição, um pequeno buraco na mácula pode afetar a visão central, resultando em visão distorcida ou perda de nitidez. A causa exata ainda não é totalmente compreendida, mas fatores como tração na retina são considerados.

Infecções como toxoplasmose, tuberculose, herpes e rubéola

Por fim, entre as principais doenças que afetam a retina, estão as infecções. Elas podem causar inflamação, cicatrizes ou danos aos tecidos retinianos. A forma como cada infecção afeta a retina varia, mas todas têm potencial de comprometer a visão.

Doenças que afetam a retina e Neuro-Oftalmologia

Existem muitas doenças da retina que imitam doenças neuro-oftalmológicas. O diagnóstico diferencial e a diferenciação entre elas podem ser complexos, demorados e trabalhosos. Oftalmologistas gerais e especialistas em retina frequentemente se deparam com tais pacientes, mas o neuro-oftalmologista, devido à sua formação e experiência clínica, geralmente está mais afeito a estas condições.

Sempre que houver suspeita de alterações visuais causadas por disfunções da parte neurológica da visão, o neuro-oftalmologista pode ser consultado e a condição pode ser investigada e conduzida dentro do campo da neuro-oftalmologia.

Agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella.

 

Fontes:

Manual MSD

Dr. Roberto Battistella

Sociedade Brasileira de Oftalmologia SBO