Visão dupla

Problema que faz com que a visão fique duplicada pode ser causado por alterações oculares, musculares, neurológicas e outras doenças

A visão dupla, chamada também na medicina de “diplopia”, é uma condição em que as imagens focadas pelos olhos são vistas duplicadas, seja na direção horizontal, vertical ou oblíqua. É uma sensação muito incômoda, que pode ser interpretada como sintoma de diversas doenças, algumas mais graves do que as outras.

De forma mais ampla, podemos classificar a visão dupla como diplopia monocular e diplopia binocular. Na diplopia monocular, a formação deslocada da imagem ocorre em apenas um dos olhos, ou seja, a imagem duplicada se mantém quando o olho não afetado é tapado. Na diplopia binocular, por sua vez, a duplicidade da imagem só ocorre com os dois olhos abertos, desaparecendo quando qualquer um deles é tapado.

agende sua consulta com o dr. roberto battistella!

Causas da visão dupla monocular

Lente intraocular deslocada

Pacientes que usam lente intraocular podem ter visão dupla quando ela se desloca de sua posição correta. O sintoma é causado porque, com a descentralização da lente, uma parte da imagem se forma fora dela ou na sua periferia, o que leva à duplicidade. É uma causa de diplopia monocular.

Miopia

A miopia é um erro refrativo que faz com que a imagem se forme à frente da retina. Além das imagens embaçadas à distância (às vezes, com sensação de duplicidade), existem casos em que as imagens podem se formar duplicadas por causa da diferença do grau de refração entre os olhos.

Astigmatismo

Assim como a miopia, o astigmatismo também é um erro de refração, caracterizado pela formação de mais de um foco de imagem. Essa característica provoca alterações visuais, como embaçamento, distorção das imagens e diplopia monocular.

Ceratocone

É uma doença que torna a córnea irregular e cônica. Um dos sintomas mais comuns do ceratocone é a diplopia monocular, seja em razão do astigmatismo irregular associado com a doença ou por opacidades que podem surgir na córnea.

Catarata

Doença muito comum em pessoas de idade, causada pela opacificação do cristalino. Esta opacificação distorce a luz, podendo levar, além do embaçamento da visão, à diplopia monocular.

Alterações na retina

A retina é uma membrana que recebe o estímulo luminoso e o transforma em um estímulo nervoso visual. Algumas doenças que afetam a mácula (área central da retina) podem distorcer as imagens que ali são projetadas e causar, além de uma sensação de imagens tortas (chamada de metamorfopsia), a sensação de duplicidade da imagem (diplopia monocular).

Causas da visão dupla binocular

Estrabismo infantil descompensado

O estrabismo, também chamado popularmente de “olho torto”, é um desequilíbrio muscular que altera o paralelismo entre os olhos, fazendo com que cada um deles se fixe em pontos diferentes. Quando o estrabismo está presente desde a infância, o sistema visual aprende a suprimir (apagar) a imagem do olho que desvia, evitando a sensação de visão dupla. Mas, se por alguma razão a quantidade de desvio entre os olhos muda, o sistema visual interpreta como uma condição diferente e nova, aparecendo a visão dupla binocular.

AVC e tumores cerebrais

Doenças neurológicas causadas por tumores cerebrais e AVC podem interferir nos centros de controle da movimentação dos olhos, no cérebro. Às vezes, também podem causar lesão nos nervos responsáveis pelo controle dos músculos extraoculares que movimentam os olhos. Nestas situações, pode haver o desalinhamento dos olhos, o que leva à diplopia binocular. Às vezes, a diplopia pode ser a primeira manifestação destas doenças.

Paralisias de nervos que controlam a movimentação dos olhos

Existem 3 nervos cranianos que estão diretamente relacionados com os músculos extraoculares que movimentam os olhos: o oculomotor, o troclear e o abducente. Desde a sua origem no cérebro até chegarem aos seus respectivos músculos, atravessam ambientes anatômicos diferentes e podem ser acometidos por diversas doenças neurológicas, provocando estrabismo e diplopia binocular. As causas são muitas, variando desde problemas sem gravidade até condições de saúde mais graves.

Hipertensão intracraniana

O aumento da pressão dentro da cabeça, seja causado por problemas específicos como os tumores cerebrais, seja idiopático (sem causa específica), tem como uma de suas manifestações visuais a visão dupla binocular. Muito embora o principal sinal oftalmológico da hipertensão intracraniana seja o papiledema, o estrabismo e a diplopia binocular podem ser as primeiras manifestações da doença.

Miastenia gravis

A miastenia gravis é uma doença autoimune em que o sistema imunológico do corpo danifica seus próprios receptores presentes na junção entre o nervo e o músculo, levando à fraqueza muscular. Seus sinais neuro-oftalmológicos mais comuns são a visão dupla binocular e a queda da pálpebra.

Doenças das órbitas

Doenças das órbitas, como traumas, tumores, inflamações e doenças que afetam diretamente os músculos extraoculares podem gerar desalinhamento dos olhos e estrabismo e causar diplopia binocular.

Como é diagnosticada a visão dupla?

A visão dupla é um sintoma. Na maioria das vezes, é muito perturbadora e imediatamente percebida pelo paciente, que acaba procurando o médico por este motivo. Ocasionalmente, pode ser de difícil interpretação pelo paciente, que pode descrevê-la como um simples “embaçamento” ou desconforto inespecífico. Caberá, então, ao médico identificá-la através da história e do exame clínico oftalmológico.

O exame oftalmológico é guiado incialmente pelo sintoma, isto é, no caso de diplopia monocular, o médico vai se concentrar principalmente em causas relacionadas diretamente ao olho. Já no caso de diplopia binocular, fará testes para identificar a condição de estrabismo e tentar determinar a localização e a causa do problema.

Exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética do crânio e das órbitas, podem ser indicados para casos suspeitos de lesões de nervos cranianos, outras doenças neurológicas e das órbitas e distúrbios endocrinológicos que afetam a movimentação ocular por causar doença na órbita.

Tratamentos para a visão dupla

Inicialmente, o tratamento da visão dupla deve ser direcionado para a causa do problema.

Se a visão dupla não for resolvida após o tratamento da causa do problema, outras medidas terapêuticas podem ser necessárias. As mais comuns são:

• Oclusão: no adulto, a oclusão é uma maneira eficiente de eliminar a diplopia;
  • Exercícios oculares de ortóptica para ajudar a corrigir o desvio;
  • Uso de óculos com prismas (lentes especiais que fazem o deslocamento e alinhamento das imagens) para tratar a diplopia;
  • Uso de toxina botulínica nos músculos dos olhos;
  • Cirurgia para o reposicionamento dos músculos extraoculares, visando o realinhamento dos olhos.

Neuro-oftalmologista para visão dupla

Algumas doenças com repercussões na parte neurológica da visão podem ocasionar a visão dupla, pois, por meio de um sistema de controle neuromuscular, o cérebro comanda os movimentos dos músculos oculares e os mantêm alinhados.

O médico especializado em neuro-oftalmologia conhece em detalhes tanto as doenças oftalmológicas que têm origem nos olhos quanto aquelas que são causadas por alterações no sistema nervoso, nas órbitas ou outras doenças gerais do organismo. Portanto, ele tem capacidade de realizar um diagnóstico preciso quando há suspeita de visão dupla, para que as queixas do paciente possam ser investigadas e tratadas adequadamente.

Se você tem visão dupla e precisa de uma avaliação especializada em neuro-oftalmologia, agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella.

Universidade de São Paulo

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica