Fale conosco pelo WhatsApp

Perda Súbita de Visão

Perda Súbita de Visão
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Sintoma é uma emergência médica e pode estar associado a fatores vasculares, neurológicos ou doenças da retina.

A perda súbita de visão ocorre quando toda a visão ou parte dela é perdida muito rapidamente. Mais do que desesperadora, a situação pode ser sinal de alguma doença grave. Por isso, é uma emergência médica, e o tratamento precisa ser começado imediatamente para que seja possível a reversão do problema e não haja outras sequelas.

Ao contrário das cegueiras gradativas, a perda súbita de visão acontece de uma vez, ou em um período muito rápido de tempo. Os pacientes afetados podem perder a visão de apenas um olho ou de ambos.

agende sua consulta com o dr. roberto battistella!

Causas da Perda de visão súbita

Determinar a causa da perda súbita de visão é o primeiro passo para tratar o problema. A maior parte dos casos estão relacionados a fatores neurológicos, vasculares e de anormalidades na retina.

Descolamento de retina

A retina é a membrana responsável por captar os estímulos luminosos e transformá-los em estímulos nervosos. O descolamento da retina da parede do olho, geralmente por conta de sua fragilidade e presença de roturas, faz com que a capacidade visual seja afetada. Dessa forma, pode haver perda de campo visual ou perda súbita de visão.

Oclusão da Artéria Central da Retina

A oclusão da artéria central ocorre quando esse vaso fica obstruído, prejudicando a irrigação sanguínea adequada da retina. Sem se nutrir adequadamente, a membrana não consegue receber e processar as imagens de maneira igualmente adequada. Nessa situação, o principal sintoma é a perda súbita e unilateral de visão, na maioria das vezes sem dores ou outros sintomas. Pode estar associada a doenças trombo-embólicas, do mesmo modo que o acidente vascular cerebral, ou a condições inflamatórias, como a arterite de células gigantes.

Oclusão de Veia Central da Retina

A oclusão da veia central da retina também prejudica a circulação ideal de sangue para a retina. Por isso, o principal sintoma dessa doença também é a perda súbita de visão.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!

Agende uma consulta

Degeneração macular

A mácula é uma estrutura localizada no centro da retina, muito importante para o processamento dos detalhes da visão central. Por isso, sua degeneração é muito prejudicial à visão. Na maioria das vezes a perda visual é gradativa, mas a perda súbita de visão pode ocorrer também em casos de hemorragias associadas com degenerações maculares.

Lesões na córnea

A córnea é um tecido transparente que fica na frente do olho (grosseiramente, pode ser comparada ao vidro do relógio) e ajuda muito no processo refrativo (processo de dar foco às imagens). Doenças da córnea podem causar perda visual, e inclusive causar perda súbita de visão.

Diabetes

A diabetes causa danos aos vasos sanguíneos da retina e pode afetar a visão de diversas maneiras. A retinopatia associada ao diabetes é a principal complicação ocular da doença. Mas, em alguns casos, como em hemorragias intraoculares e descolamento da retina, também pode ocorrer a perda súbita de visão.

Enxaqueca

A principal característica da enxaqueca é a dor pulsante unilateral da cabeça, que pode durar algumas horas ou até alguns dias. É acompanhada por sintomas negativos, como náuseas, tontura e vômitos. Alguns casos de enxaqueca têm um sintoma chamado aura, uma alteração visual composta de manchas, flashes de luz, distorções e, menos frequentemente, uma perda súbita de visão, que também é temporária.

Hipertensão arterial sistêmica

Aumentos súbitos de pressão arterial podem causar danos no nervo óptico e retina que, por sua vez, levam a perda súbita de visão total ou parcial. Além disso, a hipertensão também está associada ao acidente vascular cerebral (AVC), que também causa danos neurológicos que afetam a capacidade visual e levam a perdas súbitas do campo visual.

Amaurose fugaz

Amaurose fugaz é uma perda súbita de visão, indolor e unilateral, que dura poucos minutos e é seguida de completa recuperação. Está muito associada à doença da artéria carótida.

Neuropatia óptica isquêmica arterítica

Trata-se de uma isquemia (falta de nutrição sanguínea) que ocorre na parte da frente do nervo óptico, e pode levar à perda súbita de visão. A doença que mais se associa a esta condição é a arterite de células gigantes (uma doença que causa inflamação de vasos sanguíneos em pessoas idosas).

Principais doenças que podem causar cegueira

Além das causas citadas acima, algumas doenças dos olhos podem levar à cegueira, na maioria das vezes de forma gradativa, mas em alguns casos de forma súbita.

Glaucoma

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular. É uma doença na maior parte do tempo assintomática, mas que, com o passar do tempo, começa a causar perda de visão periférica e, depois, de visão central. Apesar disso, crises agudas de glaucoma podem estar por trás de episódios de perda súbita de visão.

Catarata

A catarata se caracteriza por alterações no cristalino, que fica mais turvo com o envelhecimento. Os principais sintomas são visão nublada e embaçada, perda de visão periférica e dificuldade de enxergar cores. A perda de visão é gradativa e piora com o passar dos meses ou anos.

Exames para diagnosticar Perda de visão súbita

Como dito, a perda súbita de visão é uma emergência médica. No primeiro contato com o médico, é feita uma avaliação dos sintomas e do histórico médico. Nesse momento, a busca é por outros sinais para identificar as causas da perda de visão. Por isso, o paciente será questionado sobre sintomas não relacionados à visão e características da perda visual.

A partir disso, é feito um exame físico do olho com o auxílio de diferentes instrumentos. Assim, é possível avaliar a reatividade da pupila à luz, analisar o fundo do olho, a retina e o nervo óptico.

A depender dos achados de exame oftalmológico e das suspeitas clínicas, o médico pode solicitar exames para confirmação de diagnóstico, como:

  • Retinografia e angiofluoresceinografia;
  • Tomografia de coerência óptica;
  • Campimetria computadorizada;
  • Exames de sangue;
  • Tomografia ou ressonância magnética

A identificação da causa da perda súbita de visão possibilita que seja estabelecido o tratamento adequado não somente para buscar a retomada da capacidade visual, mas para combater ou controlar as doenças preexistentes.

Neuro-oftalmologista para perda súbita de visão

Muitas vezes, a perda súbita de visão está relacionada a problemas neurológicos que afetam o nervo óptico ou as áreas do cérebro que processam o sentido visual. Alguns desses danos podem ser irreversíveis, ou esconderem doenças graves com considerável risco de mortalidade, como o AVC.

Por isso, é importante procurar o médico o quanto antes, assim que se percebe qualquer sinal de perda visual. Nesses casos, o oftalmologista especialista em neuro-oftalmologia é um profissional adequado e capacitado para diagnosticar, tratar e orientar problemas que causam perda súbita de visão.

Se você teve perda súbita da visão e precisa de uma avaliação especializada em neuro-oftalmologia, agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Glaucoma

Manual MSD

MedicinaNET

Portal da Sociedade Brasileira de Oftalmologia