Exame de paquimetria

A paquimetria  é um exame oftalmológico complementar no diagnóstico e seguimento de inúmeras doenças oculares

As doenças oculares geram deficiência visual em cerca de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% dos casos poderiam ser evitados com exames preventivos e acompanhamento oftalmológico periódico.

Nesse sentido, torna-se cada vez mais claro o quanto é importante a busca por atendimento médico especializado e, sempre que necessário, a realização de exames complementares específicos.

A paquimetria ocular (ou paquimetria corneana) é um exame oftalmológico complementar utilizado para medir a espessura da córnea.

O que é o exame de paquimetria?

O exame de paquimetria é uma maneira de medir a espessura da córnea. A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do olho que possibilita que os raios luminosos atravessem nossos olhos e formem uma imagem na retina.

Para que esse exame serve?

A espessura da córnea é um indicador sensível da sua fisiologia e do funcionamento do seu endotélio (células que revestem a parte interna da córnea). Conhecer a espessura corneana é determinante para o diagnóstico e seguimento de algumas doenças oculares e na avaliação pré-operatória da cirurgia refrativa.

A espessura central média da córnea humana normal fica em torno de 540 micrômetros. A faixa de normalidade, no entanto, é mais ampla, indo de 470 a 550 micrômetros.

A espessura da córnea afeta a medição da pressão intraocular (PIO), com córneas mais espessas produzindo leituras de PIO falsamente mais altas e córneas mais finas produzindo leituras falsamente mais baixas.

A paquimetria também pode ser usada para avaliar a hidratação da córnea e a função do endotélio corneano em seu duplo papel como barreira contra o vazamento do humor aquoso (líquido que circula dentro do olho) e como bomba metabólica. Quando funciona normalmente, a bomba endotelial equilibra o conteúdo de água da córnea em 78% e a espessura central da córnea em cerca de 540 micrômetros. O aumento do conteúdo de água na córnea gera o edema da córnea, com consequente perda da transparência, o que pode resultar em embaçamento da visão.

Como a paquimetria é realizada?

A paquimetria é um exame feito em consultório médico ou clínica com o paquímetro, equipamento que permite obter a espessura da córnea, o que pode ser feito através de diferentes tecnologias. A tecnologia de varredura por fenda, a imagem do segmento anterior por câmera de Scheimpflug, a tomografia de coerência óptica (OCT) e a ultrassonografia de alta resolução são técnicas mais recentes que podem ser usadas para produzir mapas precisos de toda a espessura da córnea, incluindo medidas da sua curvatura.

Doenças identificadas pelo exame de paquimetria

O exame de paquimetria, auxilia no diagnóstico e acompanhamento de inúmeras condições oftalmológicas, como:

• Ceratocone: alteração que faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma saliência em forma de cone. A doença cursa também com redução da espessura corneana. Nos casos mais avançados há comprometimento da visão;
  • Glaucoma: doença ocular causada pelo aumento da pressão intraocular, causando lesões no nervo óptico e, em casos avançados, perda da visão. Como a espessura da córnea influencia o resultado da pressão intraocular, a paquimetria é importante na avaliação de pacientes com suspeita ou diagnóstico de glaucoma;
  • Pré-operatório de cirurgia refrativa: a avaliação da espessura corneana é fundamental na indicação e planejamento das cirurgias refrativas;
  • Edema corneano: quando há a retenção e aumento do conteúdo de água na córnea, levando a espessamento;
  • Outras doenças que cursam com aumento ou redução da espessura corneana, como: condições pós-traumáticas, pós-operatórios de diversas cirurgias oftalmológicas, distrofias corneanas, além de quadros degenerativos e inflamatórios.

Quanto tempo esse exame demora?

A duração do exame de paquimetria pode variar conforme o método utilizado, a complexidade do caso e a experiência do profissional, mas de forma geral não costuma levar mais do que dez a quinze minutos. Dependendo do método usado, pode haver a necessidade de instilar colírio anestésico. O exame não pode ser realizado em pacientes não cooperativos.

Onde realizar a paquimetria?

A paquimetria é um procedimento seguro, utilizado exclusivamente para diagnóstico e pode ser realizado em clínicas e consultórios médicos oftalmológicos que disponham de equipamento específico.

Agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella, entre em contato.

OMS

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia