O que é a enxaqueca ocular?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Alguns sintomas visuais estão intimamente ligados à enxaqueca; saiba como identificá-los.

A enxaqueca é uma condição neurológica que resulta em dor de cabeça intensa, às vezes acompanhada por náuseas e sensibilidade à luz e ao som. É uma condição complexa e multifatorial, influenciada por fatores genéticos, neuroquímicos e ambientais. Além da dor de cabeça, o paciente pode apresentar manifestações brilhosas na visão, fotofobia, diplopia e dor ocular.

Agendar uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!

O que é enxaqueca ocular?

O termo enxaqueca ocular pode ser um pouco confuso. Os especialistas em dor de cabeça não usam mais esse termo. No passado, geralmente significava uma enxaqueca que era acompanhada por mudanças na visão. Mas o termo é popularmente usado de forma a se referir a duas condições diferentes: enxaqueca com aura, que geralmente não é grave, e enxaqueca da retina, o que pode sinalizar algo sério.

Mais comumente, o termo enxaqueca ocular foi usado para descrever o que agora é chamado de enxaqueca com aura. A enxaqueca retiniana é extremamente rara e as alterações visuais ocorrem em apenas um olho. Quando as alterações visuais estão apenas em um olho, elas podem sinalizar algo sério e exigir tratamento imediato.

Manifestações visuais da enxaqueca

Aura visual da enxaqueca

A aura visual da enxaqueca é o tipo mais comum de sintoma neurológico temporário e geralmente ocorre imediatamente antes ou com o início de uma dor de cabeça. Geralmente dura cerca de 30 minutos, mas pode variar entre 5 e 60 minutos. As enxaquecas afetam cerca de 12% das pessoas e entre as pessoas com enxaqueca, a aura visual ocorre em 25-30%. A frequência dos episódios pode variar de pessoa para pessoa. A aura visual da enxaqueca pode até ocorrer sem dor de cabeça associada, o que é mais comum acima dos 50 anos.  O padrão visual experimentado pode ser diferente de um indivíduo para outro, mas uma descrição comum é um padrão de fortificação (linhas de ziguezague), cintilante, com uma forma crescente (“c”, muitas vezes começando menor no centro da visão e depois progredindo em direção à periferia (borda). Pode simultaneamente expandir-se em tamanho antes de eventualmente desaparecer. Os sintomas visuais podem ser observados em ambos os olhos, mas os sintomas tendem a ser mais perceptíveis no olho que tem envolvimento externo (lateral) do campo visual. Após o episódio, a visão costuma voltar ao que era antes do episódio.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!

Agende uma consulta

Enxaqueca retiniana

A enxaqueca ocular às vezes é usada como sinônimo do termo médico “enxaqueca retiniana”. A enxaqueca retiniana é uma condição rara que ocorre em uma pessoa que apresentou outros sintomas de enxaqueca. A enxaqueca retiniana envolve episódios repetidos de diminuição da visão ou cegueira de curta duração. Essas crises podem preceder ou acompanhar uma dor de cabeça.

Uma enxaqueca retiniana – ao contrário de uma aura de enxaqueca – afeta apenas um olho, não ambos. Mas, geralmente, a perda de visão de um olho não está relacionada à enxaqueca. Habitualmente é causado por alguma outra condição mais séria. Portanto, todo paciente que tem perda visual em um olho, deve procurar atendimento médico imediatamente.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico da enxaqueca é baseado na história do paciente e nos achados do exame físico (sinais clínicos), pois não existem testes diagnósticos específicos. Os exames de imagem normalmente não são indicados em pacientes com sintomas típicos de enxaqueca. Podem ser considerados em pacientes que apresentam achados anormais inexplicáveis ​​no exame neurológico ou com características atípicas de dor de cabeça.

Como um neuro-oftalmologista pode ajudar?

Os neuro-oftalmologistas são experientes e treinados para avaliar as características dos seus sintomas visuais e determinar se eles são usuais ou incomuns na aura visual da enxaqueca, pois existem outros distúrbios da visão que podem imitar a aura da enxaqueca. O exame neuro-oftalmológico também pode incluir testes formais de campo visual (testes de visão periférica) que podem ajudar a distinguir as auras da enxaqueca de outras causas de distúrbios visuais. No final da avaliação, o neuro-oftalmologista será capaz de determinar se são necessárias investigações adicionais, como uma ressonância magnética do cérebro ou outros testes.

Existe tratamento para aura visual da enxaqueca?

O objetivo principal do tratamento da enxaqueca é tratar a dor de cabeça. A aura visual geralmente é resolvida no momento em que a dor de cabeça ocorre, não causa nenhum dano permanente à visão e normalmente não é alvo de tratamento. As opções de tratamento variam de analgésicos de venda livre (medicamentos para dor) a medicamentos prescritos específicos para enxaqueca. Quando os episódios de enxaqueca são frequentes, podem ser usados ​​medicamentos profiláticos diários para diminuir a frequência e prevenir a ocorrência dos episódios. Embora esses medicamentos profiláticos não sejam direcionados à aura visual da enxaqueca, um melhor controle das crises de enxaqueca também pode reduzir o número de vezes que a aura visual ocorre. O tratamento da enxaqueca é geralmente feito pelo neurologista ou médicos especializados em dor de cabeça.

Agende sua consulta com o Dr. Roberto Battistella.

 

Fonte:

Sociedade Norte-Americana de Neuro-Oftalmologia

Academia americana de Oftalmologia

Dr. Roberto Battistella