Quais são os principais sintomas do glaucoma?

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 60 anos, mas ela pode ser evitada, muitas vezes, com o tratamento precoce

O glaucoma é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que ocorre de forma progressiva e silenciosa até o momento em que o nervo óptico está tão lesionado que seus danos (incluindo a perda visual) se tornam irreversíveis. A perda de visão é geralmente gradual e uma quantidade considerável de visão periférica (lateral) pode ser perdida antes que haja consciência de qualquer problema. Portanto, pacientes com maior risco de desenvolver essa doença devem fazer acompanhamento médico periódico ao invés de esperar o surgimento dos sintomas do glaucoma para só então buscar atendimento.

Causas e fatores de risco do glaucoma

Seu olho produz constantemente humor aquoso (líquido incolor que preenche a parte da frente de dentro do olho). Desequilíbrios entre a formação e a drenagem do humor aquoso podem levar a uma pressão intraocular (PIO) elevada. A pressão intraocular elevada é uma parte importante do glaucoma e pode danificar a visão.

Algumas pessoas têm um risco maior do que o normal de ter glaucoma. As condições a seguir, entre outras, são consideradas fatores de risco para o glaucoma:

• Ter mais de 40 anos;
  • Ter familiares com glaucoma;
  • Ser de herança africana, hispânica ou asiática;
  • Ter pressão intraocular alta (hipertensão ocular);
  • Ter miopia ou grau alto de hipermetropia;
  • Ter uma lesão no olho por trauma ou cirurgia prévia;
  • Ter usado medicamentos esteroides por longo prazo;
  • Ter diabetes melitus.

Pessoas com mais de um desses fatores de risco apresentam risco ainda maior de glaucoma.

Principais sintomas do glaucoma

Os sintomas do glaucoma estão principalmente relacionados ao tipo de glaucoma que a pessoa tem.

Glaucoma de ângulo aberto

Esse é o tipo mais comum de glaucoma. Acontece gradualmente, quando o olho não drena o humor aquoso tão bem quanto deveria. Como resultado, a PIO aumenta e começa a danificar o nervo óptico. Esse tipo é indolor e não causa alterações na visão e demais sintomas do glaucoma no início. À medida em que a doença progride, surgem pontos cegos na visão periférica (lateral), que vão progredindo se ela não for diagnosticada e tratada.

A maioria das pessoas com glaucoma de ângulo aberto não percebe nenhuma alteração na visão até que o dano seja bastante grave. É por isso que o glaucoma de ângulo aberto é considerado uma “doença silenciosa”.

Glaucoma de ângulo fechado (também chamado de “glaucoma de ângulo estreito”)

Esse tipo acontece quando a íris de alguém está muito próxima do ângulo de drenagem do olho, bloqueando-o. Quando o ângulo de drenagem fica completamente bloqueado, a pressão ocular aumenta muito rapidamente. Isso é chamado de crise aguda, uma verdadeira emergência oftalmológica, e o paciente deve procurar atendimento médico com urgência. A crise aguda de glaucoma de ângulo fechado pode causar cegueira se não for tratada imediatamente.

Aqui estão os sinais de um ataque agudo de glaucoma de ângulo fechado:

• Sua visão fica repentinamente embaçada;
  • Os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes;
  • Você tem fortes dores nos olhos;
  • Você fica com dor de cabeça;
  • Você se sente mal, tem náuseas e vômitos;
  • Você vê anéis ou halos com as cores do arco-íris ao redor das luzes.

Muitas pessoas com glaucoma de ângulo fechado desenvolvem-no lentamente. Isso é chamado de glaucoma crônico de ângulo fechado. Não há sintomas do glaucoma no início, então eles não sabem que têm até que o dano seja grave ou tenham um ataque.

Glaucoma de pressão normal

Pessoas com “glaucoma de pressão normal” apresentam PIO dentro dos limites normais, mas têm sintomas de glaucoma, como pontos cegos no campo de visão e danos no nervo óptico.

Como o glaucoma é diagnosticado?

A maneira de diagnosticar o glaucoma é através de um exame oftalmológico completo. Um exame de glaucoma que apenas verifica a pressão ocular não é suficiente para detectar glaucoma. Durante um exame de glaucoma, entre outros testes, o oftalmologista irá:

• Medir a PIO (tonometria);
  • Inspecionar o ângulo de drenagem do seu olho;
  • Examinar o nervo óptico em busca de danos;
  • Testar o campo visual;
  • Tirar uma foto (retinografia) ou medir no computador o seu nervo óptico (tomografia de coerência óptica);
  • Medir a espessura da sua córnea.

O diagnóstico precoce do glaucoma é essencial para evitar danos irreversíveis à visão.

Porém, mesmo que os exames diagnósticos para a condição sejam negativos, pacientes com fatores de risco precisam manter acompanhamento médico de rotina, pois o diagnóstico precoce oferece a oportunidade de implementar medidas preventivas e estratégias de tratamento para retardar ou interromper a progressão da doença.

Como tratar o glaucoma?

O tratamento tem como objetivo controlar a pressão intraocular para prevenir danos adicionais ao nervo óptico, sendo que quanto mais precoce for o diagnóstico do glaucoma, maiores são as possibilidades de abordagem, que, de forma geral, envolvem o uso de medicamentos, tratamentos com laser ou procedimentos cirúrgicos.

Tratar o glaucoma com sucesso é um esforço de equipe entre paciente e médico. O oftalmologista prescreverá o tratamento para glaucoma e orientará o seguimento, mas depende de o paciente seguir as instruções médicas.

Qual profissional realiza o tratamento para glaucoma?

O diagnóstico e tratamento do glaucoma são realizados pelo médico oftalmologista.

Neuro-oftalmologia e glaucoma

Muitas doenças neurológicas podem se confundir com o glaucoma, podendo causar alterações no nervo óptico, no campo visual e no exame de OCT que imitam o glaucoma. Às vezes, também, portadores de glaucoma podem adicionalmente desenvolver doença neuro-oftalmológica que agrava a sua condição visual, mas que gera a impressão de ser apenas uma piora pelo glaucoma.

A diferenciação entre doença do nervo óptico glaucomatosa e não glaucomatosa do nervo óptico pode ser desafiadora. O oftalmologista especializado em neuro-oftalmologia diagnostica e trata os aspectos neurológicos da visão, ou seja, problemas que não se originam no próprio olho, mas no sistema nervoso. Ele tem capacidade para investigar, diagnosticar e tratar os problemas neurológicos que imitam o glaucoma.

Se você tem glaucoma e precisa de uma avaliação especializada em neuro-oftalmologia, agende uma consulta com o Dr. Roberto Battistella!